Apresente a sua candidatura - Escovar na Escola
A Direção-Geral da Saúde atribui, regularmente, kits de higiene oral (copo, escova e dentífrico) para incentivar as escolas e os jardins-de-infância a implementarem ou darem continuidade aos projetos de promoção da saúde oral e de literacia em saúde, que incluam a escovagem dos dentes efetuada pelos alunos, diariamente, em ambiente escolar.
A escovagem dos dentes efetuada de forma cuidada, com um dentífrico com flúor, é indispensável para a prevenção das doenças orais e, consequentemente, para a promoção da saúde. Escovar os dentes na escola ou no jardim-de-infância também promove a motricidade, a autonomia, a responsabilidade, o autocuidado, o bem-estar, entre outros.
A criação de projetos promotores da saúde oral e da saúde geral, que incluam as famílias é muito importante para que estas também sejam indutoras da adoção de boas práticas.
A candidatura ao Projeto “Escovar na Escola”, integrado no Projeto SOBE+, deve ser realizada pela instituição escolar (pelo agrupamento de escolas no caso de pertencer à rede publica ou pela instituição ou escola privada, no caso de pertencer à rede solidária ou privada), em parceria com a unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde (Centro de Saúde).
Para receberem os kits para a escovagem dos dentes, os responsáveis da educação (do agrupamento de escolas) e da saúde (da unidade de saúde do SNS) de cada uma das candidaturas comprometem-se a viabilizar a realização diária da escovagem dos dentes, em ambiente escolar, por parte dos alunos que vão receber o material.
Só será aceite 1 (uma) candidatura por Agrupamento de Escolas ou Instituição Privada ou Solidária.
A informação acerca da aprovação das candidaturas é enviada aos responsáveis indicados em cada uma e às respetivas ARS. Estas distribuem e/ou disponibilizam os kits de higiene oral para levantamento, para que cheguem aos responsáveis das candidaturas aprovadas e por fim, aos alunos que os irão utilizar, em ambiente escolar.
Reforçamos que os kits para a escovagem dos dentes deverão acompanhar os alunos ao longo do seu percurso no jardim-de-infância e no 1º ciclo, ou seja, no ano em que as crianças entram para o jardim-de-infância poderão receber um kit e no ano em que entram para o 1º ciclo poderão receber outro kit. As substituições das escovas e dos dentífricos deverão ser efetuadas pelos pais/encarregados de educação ou encontrada, a nível local, outra alternativa para a substituição desses materiais. Se houver alunos que entrem no JI ou na escola do 1º ciclo, ou iniciem a escovagem dos dentes em ambiente escolar, a meio do percurso, haverá a possibilidade de submissão de nova candidatura ao projeto “Escovar na Escola” e atribuição dos kits necessários, sempre que esse material estiver disponível.
Rede Solidária e Privada
Para apresentar a sua candidatura, preencha o formulário