Como promover a literacia dos seus filhos/educandos?
A promoção das competências relacionadas com a literacia devem ser iniciadas o mais precocemente possível, fazendo parte do processo contínuo de cuidar e educar as crianças e os adolescentes. Estas competências são essenciais para que atinjam um desenvolvimento pleno, com autonomia, responsabilidade e capacidade de tomarem decisões adequadas a uma vida saudável.
Ideias para uma família que fala, lê, escreve, vê e escuta
Existem muitas práticas que os pais/encarregados de educação podem seguir para incentivar a literacia desde os primeiros anos de vida:
Não espere. Leia o que está a ler em voz alta para o seu filho recém-nascido. As crianças ficam sintonizadas com o som da sua voz e os tons da língua portuguesa à medida que a audição do bebé se desenvolve.
Partilhe histórias na hora das refeições. A narrativa oral fornece uma ponte para histórias escritas. Peça à criança para também contar histórias: conta-nos o que teu ursinho fez hoje; dê ideias para personagens, problemas e soluções: imagina um ratinho curioso perdido numa biblioteca; o que terá lá ido fazer?
Grave ou escreva as histórias de seus filhos/educandos. Transforme-as num livro, animação ou apresentação de slides. As crianças verão as suas palavras faladas em palavras escritas. Essas histórias podem ser revisitadas para reforçar a aprendizagem de palavras, estrutura da história e gramática.
Fale sobre as suas experiências e peça-lhes que descrevam algo que fizeram, viram, leram ou ouviram falar. A linguagem oral é importante para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da literacia.
Reforce o diálogo nas brincadeiras de seus filhos/educandos, ajude-os a seguir instruções para fazer uma tarefa e use textos em brincadeiras do género de “jogos de pista”.
Livros, livros, livros! Para os bebés e crianças pequenas, comece com livros simples, com rostos de pessoas, animais e imagens do dia-a-dia, com poucas palavras que convidam à interatividade. Faça perguntas em função das imagens, como: onde está o bebé? Avance para livros ilustrados mais complexos com rimas. Fale sobre ligações pessoais com as histórias e faça perguntas como: o que irá acontecer a seguir ou para onde foram?
Aproveite algumas palavras que as crianças dizem e certifique-se de que são compreensíveis para elas. Fale sobre a aparência das palavras, os padrões, as letras e os sons que elas fazem. Isso desenvolve o reconhecimento de palavras e a compreensão do significado das palavras no contexto.
Envolva os seus filhos em atividades em que utiliza a escrita, como por exemplo a criação de uma lista de compras, a escrita de um postal de aniversário, entre outras.
Utilize as bibliotecas e outras estruturas culturais e disfrute dos recursos disponibilizados e programas propostos.
O envolvimento ativo das crianças em contextos lúdicos e agradáveis são favorecedores da aprendizagem e das boas memórias futuras.
A promoção da literacia no geral é a base para a promoção da literacia em saúde.
A literacia em saúde é definida como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade da pessoa para aceder, compreender e utilizar informação para promover e manter uma boa saúde”. Implica o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde de forma a formar juízos e tomar decisões no quotidiano sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo ou melhorando a sua qualidade de vida durante todo o ciclo de vida.
Os jardins-de-infância e as escolas são contextos de excelência para a promoção da literacia em geral e da literacia em saúde, em particular. As aprendizagens são extensíveis à comunidade educativa onde se incluem as famílias, as quais também têm um papel preponderante para a aprendizagem e reforço das atitudes e comportamentos saudáveis.
Muitos estudos científicos têm mostrado a relação entre os níveis de literacia em saúde e o estado de saúde, nomeadamente saúde oral e obesidade, entre outros.
Promover a literacia em geral e a literacia em saúde em particular é promover os estilos de vida saudáveis, a saúde mental, a saúde oral, a qualidade de vida. Simples gestos e rotinas incluídos no dia-a-dia das escolas e das famílias podem trazer muitos benefícios à saúde e ao bem-estar das pessoas.